- A ESEG é a Faculdade do Grupo Etapa, referência em ensino de qualidade no país e no mundo.
- Pesquisas são incentivadas desde o início do curso, como é o caso da iniciação científica e desenvolvimentos de temas relacionados com o mercado de trabalho.
- Realização de visitas técnicas.
- Apoio ao aluno com atendimentos individualizados, palestras e orientações.
- Preparação para o Mercado de Trabalho com orientações sobre currículo, simulações de entrevistas e dinâmicas.
- Nossos estudantes estão empregados em suas áreas de formação, em empresas como Mercedes-Benz, IBM, Bayer, Goldman Sachs, J.P. Morgan, Itaú, General Electric, Hyundai, Natura, Unilever, Carrefour, Latam, Sandvik, Bradesco, McKinsey&Company, Ernst Young, Nestlé, entre outras.
- Na busca constante de apresentar os melhores e mais atualizados conteúdos, a graduação em Engenharia de Produção oferece disciplinas inseridas na grade que, juntas, equivalem a cursos robustos nas áreas de Data Science e Inteligência Artificial. Os alunos aprovados nessas disciplinas recebem certificados de conclusão que os auxiliam na busca por bons estágios.
O mercado de trabalho é diversificado e amplo. Considerando sua formação multidisciplinar, o Engenheiro de Produção ganhou um vasto campo de atuação profissional.
De acordo com a Abepro (Associação brasileira de engenharia de produção), existem dez grandes áreas em que o profissional pode atuar, além de muitas subáreas. Isso significa mais de 60 possibilidades de atuação, o que amplia ainda muito o mercado de trabalho para os graduados em engenharia de produção.
As dez grandes áreas são:
- Engenharia de Operações e Processos da Produção
- Logística e Cadeia de suprimentos
- Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial
- Engenharia da Qualidade
- Engenharia do Produto e Inovação
- Engenharia Organizacional
- Engenharia Econômica
- Engenharia do Trabalho
- Engenharia da Sustentabilidade
- Educação em Engenharia de Produção
Além da indústria, são setores empregadores: empresas prestadoras de serviços, lojas de varejo, setor de turismo, tecnologia da informação, telecomunicação e saúde. Bancos, corretoras e consultorias também absorvem o profissional para atuar em diversas áreas.
Ao final do curso, o aluno formado está apto a solicitar o registro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), documento essencial para a atuação profissional.
- Os alunos têm acesso ao Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE), espaço estruturado com os mais modernos equipamentos da chamada cultura maker, preparado para o desenvolvimento de projetos e protótipos: impressoras 3D, máquinas fresadoras e de corte a laser, torno, computadores com softwares dedicados a desenhos 3D etc.
- No campus Paraíso, fica localizado o Laboratório de Inteligência Artificial (LIA). O projeto possibilita aos alunos desenvolver pesquisas e projetos em Machine Learning, Robótica e Aplicações reais do mercado de trabalho.
- Localizada ao lado de estações de metrô e a poucos metros da Avenida Paulista, grande centro de negócios e grandes empresas, o que facilita a realização de estágios.
01º Semestre
40h
Empreendedorismo e Inovação
40h
Fundamentos de Programação e Algoritmos
40h
IoT e Iniciativas Inteligentes 1
40h
Lógica Matemática e Interpretação de Dados
40h
Álgebra I e Serious Games
80h
Conhecimentos Matemáticos & Cases I
80h
Estatística 1 e Modelagem de Dados
02º Semestre
40h
Aprendizado da Linguagem Python
40h
Estatística 2 e Modelagem de Dados
40h
IoT e Iniciativas Inteligentes 2
40h
Química Tecnológica Geral e Sustentabilidade
40h
Álgebra II e Serious Games
80h
Conhecimentos Matemáticos & Cases II
03º Semestre
40h
Comunicação Empresarial 1
40h
Conhecimentos Matemáticos & Cases III
40h
Robótica e Automação 1
40h
Álgebra III e Serious Games
04º Semestre
40h
Comunicação Empresarial 2
40h
Conhecimentos Matemáticos & Cases IV
40h
Uso inteligente de Materiais
40h
Álgebra IV e Serious Games
05º Semestre
40h
Organização do Trabalho e Planejamento de Processos
40h
Planejamento e Controle da Produção 1
80h
Pesquisa Operacional 1
80h
Resistência dos Materiais
06º Semestre
40h
Fenômenos de Transportes
40h
Materiais inovadores, redução de custos e diminuição do impacto ambiental
40h
Pesquisa Operacional 2
40h
Planejamento e Controle da Produção 2
07º Semestre
40h
Estratégia e Gestão Organizacional
40h
Instalações elétricas e otimização do uso de energia
40h
Logística e Gestão das Cadeias Produtivas 1
40h
Machine Learning & Hackatons
40h
Metodologia científica
40h
Planejamento e Controle da Produção 3 (Sistemas Dinâmicos)
08º Semestre
40h
Engenharia de Qualidade 1
40h
Inteligência Artificial e Projetos Aplicados I
40h
Logística e Gestão das Cadeias Produtivas 2 (Sistemas Dinâmicos)
40h
Sistemas Corporativos Integrados
40h
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
80h
E&I 3 - Batalha de Startups
80h
Projeto de Sistemas de Produção e IA
09º Semestre
40h
Engenharia Econômica e Mercado Financeiro com robôs
40h
Engenharia de Qualidade 2 & Hackatons
40h
Gestão de Desenvolvimento de Produto e Inovação
40h
Inteligência Artificial e Projetos Aplicados II
40h
Robótica e Automação 2 (Serviços, Indústria, Agro e Healthcare)
40h
Trabalho de Graduação 1
10º Semestre
40h
Engenharia de Qualidade 3 e Certificação Seis Sigma
40h
Projeto de Apoio à tomada de decisão com IA
40h
Trabalho de Graduação 2
80h
Custos e Medição de desempenho (Caçadores de custos e otimização de vendas com Python)
100h
Atividades Complementares
180h
Estágio Supervisionado
Possui graduação em Ciências Econômicas (2002), mestrado em Economia (2005) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Analista de Projetos Sr do Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Economia.
Possui graduação em Automação Industrial e pós-graduação em Engenharia de Produção. Mestre em Tecnologia Nuclear, tendo como foco de pesquisa a área de processamento de materiais com laser de pulsos ultracurtos. Faz parte do programa de doutorado da Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisa na área de microfabricação.
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Matemática, atuando, principalmente, nos seguintes temas: olimpíada de matemática, geometria, combinatória, competições matemáticas, teoria dos números e estatística.
Graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP(1985), especialização em CEAG - Curso de Especialização em Administração para Graduados (1989) e mestrado-profissionalizante em MBA - Master in Business Administration pela University of Michigan (2000).
Bacharel e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Economia pela Universidade de Kobe, Japão. Colaborador no GEASIA (Grupo de Estudos sobre Ásia) do NUPRI-USP. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Kobe e de Sophia, ambas no Japão.
Graduação em Engenharia de Eletricidade (1992) e Ciências Econômicas (2004) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Economia (2005) e doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2010).
FERNANDO DO COUTO HENRIQUES JUNIOR
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2004). Coordenador do Curso de Direito da ESEG. Concursado pelo Departamento de Direito Internacional da USP. Advogado e Consultor Jurídico. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Privado, Negociações e Contratos, Concorrência, desenvolvimento de projetos e cooperação internacional. Foi Diretor do Instituto Tordesilhas de Pesquisa Aplicada em Relações Internacionais. Master Instructor #194111 junto à PADI e Instrutor #6743 junto à IANTD.
Possui bacharelado (2005) e licenciatura (2006) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005). Mestrado (2009) e doutorado (2015) em Sociologia pela Universidade São Paulo.
Possui graduação em Comunicação Social (2008), especialização em Administração Estratégica (2012) e é mestre em Administração pela FEA-USP (2015). Atualmente, é doutorando em Administração pela FEA-USP e tem experiência em elaboração, avaliação e implementação de planos de negócio, planejamento estratégico, marketing, gestão de projetos e captação de recursos para organizações da sociedade civil e negócios de impacto socioambiental.
GEDEANE GOMES DA SILVA KENSHIMA
Doutoranda em Engenharia Elétrica e Computação, mestre em Automação e Controle de Processos (2020) e graduação em Engenharia de Controle e Automação (2014).
HENRIQUE ARAÚJO DE MATTOS
Advogado formado em 1998. Pós-graduado em Direto Empresarial (2001) e em Direito Internacional Público e Privado pela Hague Academy of International Law em Haia/Holanda (2004). Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais (2009). Cursando MBA Executive pela Fundação Dom Cabral e doutorando em Direito das Relações Econômicas Internacionais.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999). Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo/USP na área de CAD/CAE, com ênfase em Desenvolvimento de Produtos, Prototipagem Rápida e Ferramental Rápido. Docente e Pesquisador há mais de vinte anos, iniciando pesquisas no programa de Iniciação Científica do CNPq na área de Monitoramento de Processos de Usinagem.
JOSÉ GUILHERME F. DE CAMPOS
Possui graduação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978) e em Engenharia Mecânica (1984). Mestre em Qualidade no Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação na Universidade de Campinas (1995). Doutor (2001) e pós-doutor (2006) em Administração de Empresas na Universidade de São Paulo. Pós-doutorando em Medicina pelo Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Graduado Engenheiro Naval, mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos e doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo.
Possui tecnólogo em Mecatrônica Industrial e Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Pós-graduado no MBA Gerenciamento de Projetos e mestre em Engenharia de Produção. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo.
KAREN KRISTINA AYALA DE CARVALHO
Doutoranda em Administração (linha de Finanças). Mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2017). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em Finanças e Controle (2013). Tem experiência na área de Administração e de Finanças (Investimentos e Mercado de Capitais).
Possui graduação em Engenharia Mecânica (1988) e bacharel em Administração de Empresas (1994). Mestrado em Engenharia Automotiva (2004) pela Universidade de São Paulo. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2018).
Graduação, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, com doutorado-sanduíche na Northern Illinois University. Foi professora-pesquisadora da Universidad Autónoma del Caribe (UAC), na Colômbia.
Possui graduação em Engenharia Mecânica e Tecnologia Industrial pela Universidade Tecnológica de Pereira (Colômbia 2004 e 2009), Mestrado em Ciências da Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (2012). Doutora em Ciências na Área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo.
Doutorado na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas - FEM/UNICAMP (2021), na área de Materiais e Processos de Fabricação. Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, área de Produção, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2015). Graduado em Processos de Produção, pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FATEC-UNESP (2002) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010). Possui Especialização em Gestão de Empresas.
Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Ciências em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (2014), doutorado em Ciências em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (2014) e pós-doutorado em Maritime Robotics pela KTH Royal Institute of Technology (2019). Atualmente, é responsável pelos sistemas de comunicação aérea e navegação inercial de veículo autônomo não tripulado (Autonomous Unmanned Vehicle - AUV) no Maritime Robotics Laboratory, Estocolmo, Suécia.
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2009).
Mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade de São Paulo (2017) e graduado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (2001).
Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciências Contábeis (2018), graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2014).
MATHEUS ALBERGARIA DE MAGALHÃES
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2004), título de Master of Arts (Economics) - The Ohio State University (2008), doutorado em Administração de Empresas (Área de Economia das Organizações) pela Universidade de São Paulo (2017) e pós-doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2019). Membro do Conselho Editorial do International Journal of Multivariate Data Analysis (IJMDA) e Editor Associado do RAUSP Management Journal, desde os anos de 2015 e 2018, respectivamente.
Graduada em Ciências Biológicas (2002) e Relações Internacionais (2006) pela Universidade de São Paulo. Cursou MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas (2009) e é mestre em Administração de Empresas (2021).
Possui graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2014) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2018).
PAULO EDUARDO BATISTA DE MELLO
ossui graduação (1995), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuando como pesquisador colaborador do Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental. Trabalhou na Whirlpool S.A. como engenheiro de desenvolvimento de produtos (2008).
Possui graduação em Publicidade e Marketing(1987), mestrado em Administração pela PUC (1997) e doutorado em Administração pela ESPM (2019). É diretor da Inobeshion Gakko Aprendizagem para a inovação, onde atua como mentor e facilitador de abordagens integradas de inovação, design thinking, lean startup, design de serviços e modelagem de negócios.
Possui graduação em Física (1987), pós-graduação em Magistério para o Ensino Superior (2012), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorado em Interunidades Física - Educação - Matemática pela Universidade de São Paulo (2019).
Graduado em Direito (2007), diplomado em Direitos Humanos Internacionais (2010) e mestre em Direito Penal (2012).
Possui licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do ABC (2013) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2019) na área de Álgebra.
Graduado em Física (1989). Mestre (1993) e doutor (2006) em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo.
Possui graduação (1999), mestrado (2005) e doutorado em Economia (2019) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência de mais de 20 anos em departamentos econômicos de bancos e consultoria.
RODRIGO MONTEIRO DE AQUINO
Possui graduação em Engenharia Elétrica - ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (2015). Mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área de aprendizado de máquinas.
Graduado em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação organizacional. Profundo conhecimento nos setores de infraestrutura e de prestação de serviços essenciais, em especial no segmento de energia. Responsável por desenvolver e liderar a execução de projetos de construção de imagem e reputação, gerenciamento de crises, planejamento estratégico de comunicação, desenvolvimento de políticas e práticas de comunicação organizacional.
Graduação em Engenharia Industrial Elétrica (1988). Especialização em Matemática Avançada (1995) e Engenharia de Produção (1996). Possui mestrado em Administração (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Engenheiro de Produção pela Universidade de São Paulo e mestre em Economia e Finanças.
Mestre e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (PPGA/FEA-USP) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará. Editor-associado da Revista de Administração de Empresas (RAE) e da RAUSP Management Journal. Também é Líder do tema Governança Corporativa no SEMEAD-USP e do tema Estratégias em Empresas Familiares da ANPAD. Trabalhou como coordenador de pesquisa e conteúdo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atuou como bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial do CNPQ, capacitando empresários de pequenas e médias indústrias em relação aos aspectos da inovação. Foi pesquisador visitante da Northeastern University. Tem experiência na área de administração, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, empresas familiares e responsabilidade social.
VINÍCIUS DE BRAGANÇA MÜLLER E OLIVEIRA
Possui graduação em História (2000), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2014).
VIVIANE CRISTINA DE SOUZA LIMONGI
Graduada em Direito (1998). Especialista em Direito Empresarial (2002). Mestrado em Direito Civil (2017). Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de São Paulo.
WILLEMBERG DOS ANJOS CRUZ
Mestre em Desenvolvimento e Otimização de Processos (2022) e Graduado em Química pela Universidade de São Paulo (2009).