COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma comissão interna responsável pelo planejamento, pela organização e coordenação do sistema de Autoavaliação Institucional da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa. Foi estabelecida de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

A CPA é composta por representantes do Corpo Docente (Professores), Discente (Estudantes), Técnico-administrativo (Colaboradores) e da Sociedade Civil Organizada. Os seus propósitos estão fundamentados na busca constante de promover a melhoria da qualidade da educação superior oferecida pela ESEG, tendo os processos de Autoavaliação e de Avaliação Institucional como norteadores das reflexões, das ações e das transformações necessárias para o desenvolvimento da Instituição. Para tal, a CPA deve:

  • proceder às ações necessárias para o alcance das metas do Sinaes;
  • sensibilizar e conscientizar os envolvidos na Instituição sobre a cultura da autoavaliação no meio institucional;
  • conduzir os processos de autoavaliação institucional e de avaliação dos cursos mantidos pela Instituição;
  • coordenar os processos internos de avaliação da Instituição, bem como os de consolidação, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Para o desempenho de suas funções, os membros da CPA reúnem-se regularmente para discutir as dez dimensões previstas pelo Sinaes nas avaliações internas e externas, e produzir relatórios que geram propostas de aprimoramento da Instituição e que servirão de subsídios para o plano de metas da ESEG.

Assim, a CPA contribui para o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade da educação superior oferecida pela ESEG.

As 10 dimensões avaliadas pela CPA, de acordo com a Lei nº 10.861/2004:

  • A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional 
  • Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão 
  • Responsabilidade Social 
  • Comunicação com a Sociedade 
  • Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho 
  • Organização e Gestão da IES 
  • Infraestrutura Física 
  • Ações e Projetos de Planejamento da IES
  • Instrumentos e Políticas de Atendimento ao Alunos
  • Sustentabilidade financeira

Fale com a CPA

O que é a CPA?

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, uma comissão interna da faculdade, ligada à autoavaliação institucional e composta por representantes do Corpo Docente (Professores), Discente (Estudantes), Técnico-administrativo (Funcionários) e da Sociedade Civil Organizada.

Qual é a função da CPA?

A função da CPA é buscar constantemente a melhoria da qualidade da educação superior oferecida pela ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, tendo os processos de Autoavaliação (por meio de pesquisas com alunos, professores e funcionários) e de Avaliação Institucional (conduzida pelo MEC) como norteadores das reflexões, das ações e das transformações necessárias para o desenvolvimento da Instituição.

Como posso me comunicar com a CPA da ESEG?

Os alunos, professores e funcionários podem usar a Urna CPA como canal de comunicação. Além dessa opção, todos podem entrar em contato com a CPA pelo e-mail cpa@eseg.edu.br.

Como foi estabelecida a CPA da ESEG?

A CPA da ESEG foi estabelecida de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, cujas bases legais podem ser encontradas no Portal do INEP.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência e analisar como você interage. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
OK