- O curso de Ciências Econômicas da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa tem base nas disciplinas de Macroeconomia, Microeconomia, Finanças, Estatística e Econometria.
- Insere Data Science e o Big Data para formar profissionais capazes de utilizar dados financeiros para melhoria da gestão corporativa.
- A iniciação científica é estimulada desde o início do curso, como forma de contribuição à sociedade e proposição de modelos de políticas públicas.
- Habilidades socioemocionais são trabalhadas, como subsídio para formar profissionais resilientes, capazes de pensar estrategicamente e atuar em grandes corporações.
- Metodologia e processo de ensino, que implicam na participação do aluno, por meio de atividades que integram os conhecimentos da sala de aula com programação extracurricular e multidisciplinar.
- Professores com amplo histórico profissional.
- Apoio ao aluno, com programas e projetos que orientam o estudante, promovem a preparação para o universo do trabalho e possibilitam formação integral.
- A ESEG é uma Instituição com ótimos conceitos nas avaliações do MEC.
- O campus está localizado ao lado do metrô Paraíso, a poucos metros da avenida Paulista.
- Na busca constante de apresentar os melhores e mais atualizados conteúdos, a ESEG oferece aos estudantes dos cursos de Administração, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção disciplinas que, juntas, equivalem a um curso de média duração em Data Science.
Os bancos e as corretoras são grandes empregadores de economistas, mas a atuação desse profissional vai além das empresas financeiras e perpassa os mais diversos segmentos. Confira alguns campos de atuação:
- Mercado financeiro – Dentro dos bancos e corretoras, assim como nos departamentos financeiros de empresas, os economistas são responsáveis por analisar o ambiente econômico, estudar a viabilidade de projetos e elaborar planos de negócios.
- Auditoria e fiscalização – Em instituições públicas e privadas, cabe ao profissional avaliar a execução e os resultados de projetos. O economista exerce o controle das operações e aprimora o uso do capital das empresas.
- Consultoria – Os egressos podem atuar como consultores financeiros, seja de pessoas físicas ou corporações. Agem direcionando as finanças e orientando investimentos, através de análise dos contextos interno e macroeconômico.
- Comércio Exterior – A visão do ambiente internacional proporcionada pelo curso possibilita o diagnóstico da economia de outros países, a orientação para importação e exportação e a descoberta de possibilidades de investimento.
- Planejamento Estratégico - Durante a graduação, os alunos são apresentados a um conjunto de técnicas e conhecimentos que os permite trabalhar com a criação e o acompanhamento de planos de ação visando os objetivos das empresas.
- Docência – Muitos profissionais de Economia seguem a vida acadêmica. Para quem deseja trilhar a carreira, o investimento em pesquisa científica desde a graduação é um diferencial importante no currículo.
- Tecnologia – A digitalização da economia, a Inteligência Artificial e o Big Data alteraram profundamente o mercado de trabalho para economistas. Hoje, empresas de tecnologia e fintechs são áreas de atuação muito promissoras para os egressos.
- Marketing - Economistas e engenheiros vêm sendo muito procurados para trabalhar na área de marketing. A visão analítica e a forte base em Finanças fazem com que os profissionais sejam disputados em um setor cada vez mais estratégico nas empresas.
- Políticas Públicas – O curso de Economia possibilita aos egressos atuar com a proposição de políticas públicas em diversos órgãos governamentais. A melhoria de problemas sociais por meio de soluções que passam por questões econômicas é um dos campos de trabalho.
- Recursos humanos – A nova dinâmica dos departamentos de Recursos Humanos abriu uma frente de atuação para profissionais de Estatística e Finanças. Nesse contexto, economistas estão cada vez mais presentes em equipes multidisciplinares que atuam com prospecção e retenção de talentos.
- Os alunos têm acesso ao Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE), espaço estruturado com os mais modernos equipamentos da chamada cultura maker, preparado para o desenvolvimento de projetos e protótipos: impressoras 3D, máquinas fresadoras e de corte a laser, torno, computadores com softwares dedicados a desenhos 3D etc.
- No campus Paraíso, fica localizado o Laboratório de Inteligência Artificial (LIA). O projeto é parte da intensificação da ESEG na área e possibilitará aos alunos desenvolver pesquisas e projetos em Machine Learning, Robótica e Aplicações Reais do Mundo.
- O campus da ESEG fica localizado na estação Paraíso, a alguns metros da Avenida Paulista, um dos maiores centros de negócios do mundo.
- O Núcleo de Economia e Finanças atua como atividade de fomento à área. Por meio do Núcleo, o aluno tem acesso a palestras, cursos, workshops e atividades para complementar sua formação na área.
1º Semestre
80h
Conhecimentos Matemáticos e Cases 1
40h
Empreendedorismo e Inovação
40h
Fundamentos de Administração
40h
Fundamentos de Macroeconomia
40h
Fundamentos de Microeconomia
40h
História Econômica e das Organizações
40h
Mercados Fnanceiros e Produtos Financeiros
2º Semestre
40h
Comunicação Empresarial
80h
Conhecimentos Matemáticos e Cases 2
80h
Contabilidade Financeira
40h
Contabilidade Social e Balanço de Pagamentos
40h
História Econômica Geral 1
40h
Projeto Integrador 1 (Cartilha Design Thinking e Story Telling para Pequenas Empresas)
3º Semestre
40h
Análise Estática e Álgebra Matricial
40h
Contabilidade Gerencial
80h
Estatística Econômica e R
40h
História Econômica Geral 2
80h
Microeconomia - Teoria do Consumidor, Teoria da Firma e Equilíbrio Parcial
40h
Projeto Integrador 2 (Técnicas de Oratória e Negociação para estagiários)
4º Semestre
80h
Econometria: Modelos de Regressão e R
40h
Finanças Corporativas 1: Orçamento, Planejamento e Controle Financeiro (Controladoria)
40h
Formação Econômica do Brasil
80h
Macroeconomia de Curto e Longo Prazo
80h
Microeconomia - Estruturas de Mercado e Equilíbrio Geral
40h
Projeto Integrador 3 (Transformação digital em pequenas empresas)
5º Semestre
40h
Econometria: Séries Temporais
80h
Finanças corporativas 2: Estrutura de capital e financiamento
40h
História do Pensamento Econômico 1
40h
Metodologia da Economia
6º Semestre
40h
Desenvolvimento Econômico
40h
Econometria: Dados em Painel
80h
Finanças Corporativas 3: Análise de projetos de investimento, gestão de carteiras e valuation
40h
História do Pensamento Econômico 2
40h
Técnicas de Pesquisa em Economia
7º Semestre
40h
Análise de Conjuntura Econômica 1
40h
Dinâmica Macroeconômica
40h
Econometria: Aplicações em Finanças
120h
Trabalho de Conclusão de Curso 1
8º Semestre
40h
Análise de Conjuntura Econômica 2
40h
Comércio Internacional
40h
Direito para Economistas
40h
Governança Corporativa, gestão de riscos e ESG
40h
OPT 1 - FINANÇAS [Finanças Comportamentais]
40h
OPT 2 - FINANÇAS [Mercado de Capitais 3]
120h
Trabalho de Conclusão de Curso 2
Possui graduação em Ciências Econômicas (2002), mestrado em Economia (2005) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Analista de Projetos Sr do Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Economia.
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Matemática, atuando, principalmente, nos seguintes temas: olimpíada de matemática, geometria, combinatória, competições matemáticas, teoria dos números e estatística.
Bacharel e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Economia pela Universidade de Kobe, Japão. Colaborador no GEASIA (Grupo de Estudos sobre Ásia) do NUPRI-USP. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Kobe e de Sophia, ambas no Japão.
Graduação em Engenharia de Eletricidade (1992) e Ciências Econômicas (2004) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Economia (2005) e doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2010).
Possui bacharelado (2005) e licenciatura (2006) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005). Mestrado (2009) e doutorado (2015) em Sociologia pela Universidade São Paulo.
FLÁVIA SOUSA TELES DA CUNHA
Possui graduação em Ciências Econômicas (2011). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal. Mestrado em andamento em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística-USP.
GEDEANE GOMES DA SILVA KENSHIMA
Doutoranda em Engenharia Elétrica e Computação, mestre em Automação e Controle de Processos (2020) e graduação em Engenharia de Controle e Automação (2014).
Graduado em Direito pela Universidade Estadual Paulista (2005). Mestre em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (2015).
JOSÉ GUILHERME F. DE CAMPOS
Possui graduação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
KAREN KRISTINA AYALA DE CARVALHO
Doutoranda em Administração (linha de Finanças). Mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2017). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em Finanças e Controle (2013). Tem experiência na área de Administração e de Finanças (Investimentos e Mercado de Capitais).
Possui graduação em Engenharia Mecânica (1988) e bacharel em Administração de Empresas (1994). Mestrado em Engenharia Automotiva (2004) pela Universidade de São Paulo. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2018).
Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciências Contábeis (2018), graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2014).
MATHEUS ALBERGARIA DE MAGALHÃES
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2004), título de Master of Arts (Economics) - The Ohio State University (2008), doutorado em Administração de Empresas (Área de Economia das Organizações) pela Universidade de São Paulo (2017) e pós-doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2019). Membro do Conselho Editorial do International Journal of Multivariate Data Analysis (IJMDA) e Editor Associado do RAUSP Management Journal, desde os anos de 2015 e 2018, respectivamente.
Graduada em Ciências Biológicas (2002) e Relações Internacionais (2006) pela Universidade de São Paulo. Cursou MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas (2009) e é mestre em Administração de Empresas (2021).
Doutor em Economia (2001) com estágio na Lyndon Johnson School of Public Affairs, University of Texas at Austin (2000). Graduado em Economia (1987) e obteve o mestrado em Economia em 1996. Entre 1986 e 1995 atuou no Departamento Internacional do Banco do Estado de São Paulo - BANESPA. Interessa-se pelo estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos da teoria econômica e suas relações com as outras ciências humanas.
Possui licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do ABC (2013) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2019) na área de Álgebra.
Economista graduada e mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2002;2006). Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2009).
Graduado em Física (1989). Mestre (1993) e doutor (2006) em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo.
Possui graduação (1999), mestrado (2005) e doutorado em Economia (2019) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência de mais de 20 anos em departamentos econômicos de bancos e consultoria.
RODRIGO MONTEIRO DE AQUINO
Possui graduação em Engenharia Elétrica - ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (2015). Mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área de aprendizado de máquinas.
Graduado em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação organizacional. Profundo conhecimento nos setores de infraestrutura e de prestação de serviços essenciais, em especial no segmento de energia. Responsável por desenvolver e liderar a execução de projetos de construção de imagem e reputação, gerenciamento de crises, planejamento estratégico de comunicação, desenvolvimento de políticas e práticas de comunicação organizacional.
VINÍCIUS DE BRAGANÇA MÜLLER E OLIVEIRA
Possui graduação em História (2000), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2014).